quinta-feira, 6 de março de 2014

O que foi a idade média?
Vinicius05:23 0 comentários


Chamamos de idade média o recorte histórico que se inicia no século V, com a queda do império romano do ocidente, e que vai até no século XV, com a tomada de Constantinopla pelos turcos. Esse é o longo milênio que chamamos de idade média, mas por quê?
            Primeiramente devemos entender que o termo “idade média” não existia entre as pessoas de seu tempo. Os homens do medievo não se sentiam vivendo na “idade média”, para eles, estavam vivendo no período contemporâneo e não tinham a noção da separação dos momentos históricos como nós temos hoje (história antiga, medieval, moderna e contemporânea), tais fragmentações só foram inventadas muitos anos mais tarde e hoje é usada para facilitar os estudos sobre esses períodos.

“Idade média” ou “idade das trevas”?
O termo “Idade média” surgiu no final do século XV e início do XVI, entre os humanistas Italianos como forma de exaltação de seu próprio tempo, por nomear de “média” o período anterior ao seu e que sucedeu a antiguidade clássica. Os humanistas consideravam que do século V ao XV houvesse uma grande pausa que se situava entre a antiguidade clássica e o renascimento, para eles a “idade média” era um intervalo; um grande hiato, sinônimo de atrasos e obscuridade, que mais tarde os iluministas do século XVIII chamariam pejorativamente de “idade das trevas”, pois consideravam o medievo um tempo obscuro, triste e atrasado onde às cegas crenças cristãs obscureciam a razão humana.
De fato, não podemos negar que uma das marcas mais fortes do medievo foi à religiosidade, onde a fé em Deus deveria guiar as ações do homem no mundo terreno. Entretanto não podemos cair em generalizações e nos mesmos preconceitos dos humanistas e iluministas, pois “a idade média” foi um período de grandes produções artísticas, literárias e até mesmo filosóficas. Logo podemos afirmar que A idade média está longe de ser essa “idade das trevas”.
Se pensarmos bem, ainda hoje podemos encontrar preconceito contra a idade média. Talvez mais do que qualquer outro período histórico, ela ainda seja vista como sinônimo de atraso e intolerância. “Não é raro encontrarmos pessoas sem conhecimento histórico ainda qualificando de “medieval” algo que elas reprovam”[1]. Esse preconceito é fruto da grande propagação do termo “idade das trevas”. Mas será mesmo que foi apenas essa imagem negativa da idade média que se difundiu? A resposta para a pergunta é não.

“Uma bela idade média”
No século XIX surgiu "um outro olhar” sobre a “idade média”. Esse, bem diferente dos anteriores, enxergava a beleza e a glória do medievo como modelo de inspiração que deveria ser seguido pela civilização ocidental.
Tal “olhar” foi tão significativo que influencia produções literárias e cinematográficas até os dias de hoje. Certamente você já deve ter tido contato com estórias magníficas de cavaleiros corajosos; de lindas princesas e maravilhosos castelos. Esse “outro olhar” devemos aos românticos, que no século XIX “redescobriram” uma “idade média” bem diferente daquela dos humanistas e iluministas. Todavia essa “idade média” romântica também é preconceituosa, muito idealizada, e que acabou por deixar de lado algumas características não tão “bonitas” do medievo.
 Então voltemos à pergunta inicial: o que foi a idade média?
“Idade média boa ou ruim?”
A idade média não foi um período marcado exclusivamente pela pobreza, guerra, fome e peste; elas existiram de fato, foram presentes no período, porém seria um engano grosseiro pensarmos que apenas isso caracteriza esse recorte histórico. Quando falamos de idade média falamos de: Feudalismo; cruzadas; inquisição; peste negra; surgimento das universidades; cavalaria; sociedade feudal e de um mosaico de informações que não transformariam a “idade média” na “idade das trevas” dos iluministas e nem no passado idealizado dos românticos. Podemos compreender o período medieval como uma longa era, com suas muitas especificidades e complexa demais para ser delimitada como um período marcado exclusivamente de coisas boas ou de coisas ruins. 
Por Vinicius Pinheiro



[1] FRANCO Júnior, Hilário. A idade media: o nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense. 2001. P.13.

---


Referências:
LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos filhos. Rio de Janeiro: Argila. 2007

FRANCO Júnior, Hilário. A idade media: o nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense. 2001
__________________O feudalismo. São Paulo: Brasiliense. 1983

Sobre o autor História Fina - Seu Blog de história . Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário